domingo, 29 de junho de 2008

Comunicação Assistiva: Você está preparado para a inclusão?



APRESENTAÇÃO DO TRABALHO


1-Justificativa

A importância e escolha desse tema devem-se ao fato da interação da comunidade escolar e a necessidade de profissionais desse setor na região. O curso é uma graduação tecnológica recente que viabiliza a atuação do aluno no mercado de trabalho, em atividades especificas. Atualmente, a inclusão de deficientes na sociedade está tendo grande repercussão causando mudança nos parâmetros sociais. Por isso, a divulgação desse curso torna-se um incentivo para que as pessoas percebam a importância do tecnólogo em comunicação assistiva e, acima de tudo, o verdadeiro significado da inclusão dos deficientes auditivos e visuais na nossa sociedade.



2- Objetivo:

Apresentar o curso que é desconhecido pela maioria das pessoas da nossa comunidade e proporcionar uma interação com os deficientes auditivos e visuais através de pesquisas que conduzam ao conhecimento sobre Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Expor os diversos setores da sociedade que necessitam de profissionais qualificados em Comunicação Assistiva e mostrar como o mercado de trabalho é bastante amplo e escasso de profissionais dessa área. E, ainda, conscientizar as pessoas, professores, alunos e visitantes da FECICO a refletirem se estamos começando a incluir com uma visão empreendedora ou se somente fingimos que aceitamos esta inclusão sem ao menos fazermos parte dela.


3- Metodologia

Para a elaboração deste projeto assistimos a uma palestra na PUC/MINAS - Betim, sobre O “Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência” (Apresentação de: João Ribas, responsável pelo programa SERASA de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência de São Paulo). E outra na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo sobre o curso “Comunicação Assistiva” proferida pelo aluno e intérprete de Libras e Braile da PUC/MINAS – Coração Eucarístico, Fernando Guedes.
Realizaremos pesquisa de campo na APAE de Betim, no Instituto Ester Assumpção e APAE de Pará de Minas para conhecer e, se possível, trazer o coral “Mãos que Falam” para uma apresentação em nossa escola. Faremos entrevistas com pessoas que apresentam deficiência visual e/ou auditiva, alunos da Escola Municipal Clóvis Salgado e Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, entre outras.
Utilizaremos, ainda, como fonte de pesquisa livros, revistas, jornais e internet.



4-Bibliografia


PAULINA, Iracy. “Deficiência: visual: um mundo pelo toque”, Nova Escola (Edição Especial) Nº11, 2007, p.19-23.

CAVALCANTE, Meire. “Deficiência: auditiva: Além do silêncio”, Nova Escola (Edição Especial), Nº 11, 2007, p.39-41.

Cursos de Graduação Puc Minas,Puc Minas, 2º semestre 2008.

Jornal Estado de Minas,quinta feira, 19 de Junho de 2008.

Sites:


href="http://www.brasilescola.com/educacaofisica/futebol-para-cegos.htm">
href="http://br.youtube.com/watch?v=mdX2nFFeO28&feature=related">
href="http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/profissoes_271574.shtml">
href="http://www.pucminas.br/graduacao/index1.php?tipo_form=info&codigo=159&pag=1415">

Nenhum comentário: