terça-feira, 24 de junho de 2008

Cegos e surdos vão ao cinema



Um grupo de cegos e surdos foi, na manhã de ontem, ao Espaço Usiminas Belas Artes de Cinema para assistir à estréia do filme O signo da cidade. Eles puderam apreciar a sessão graças à técnica de áudiodescrição e à legenda especial feita por quatro alunos de especialização em tradução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi uma oportunidade rara para a estudante de direito e deficiente visual Juliana Ribeiro, de 26 anos. Ela e outros colegas destacaram a dificuldade de ter acesso a filmes, peças e livros devido à quase inexistência de obras adaptadas. “Adoro cultura e tenho muita vontade de conhecer mais, mas para a gente tudo é muito restrito “, diz.

Diante das dificuldades, quatro colegas formados em letras fizeram a adaptação com recursos próprios. Foram feitas legendas para o filme com o nome de quem está falando sempre antes do texto. Informações sobre sons, como buzina e música, são descritas na tela. Para atender os cegos, eles fizeram da legenda uma audiodescrição, segundo explica Cíntia Araújo Ramos, integrante do grupo: “Tudo que ocorre é narrado, complementando as falas dos personagens.”
Segundo o grupo, essa é a segunda experiência do tipo no país. A coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais da prefeitura da capital, Elisabet Dias de Sá, comemorou a iniciativa. “Não há quase nada de cultura voltado para nós”, diz ela, que tem deficiência visual. O pequeno Luan Divino Cândido, de 8 anos, enfrenta a mesma dificuldade em Pará de Minas, onde mora. Devido à deficiência auditiva, ele só foi ao cinema uma vez. Luan e mais 19 jovens surdos formam o coral “Mãos que falam”, que se apresentou no final da sessão de cinema.

Os idealizadores do projeto buscam nova autorização para gravar cópias em DVD, segundo Rodrigo Campos. As outras duas universitárias, Leise Abreu e Renise Santos, também pretendem disseminar a proposta, mesmo sem patrocínio. Mais informações pelo e-mail odrigocamposalves@hotmail.com.
Estado de Minas, 19 de Junho de 2008.

Nenhum comentário: